sábado, 25 de setembro de 2010

PRÁ DAR ÁGUA NA BOCA...

Quando eu era pequena, ainda existia trailer no Brasil...   Não sei se todo mundo, mas eu achava o máximo, e pensava como seria morar dentro de um, já que tinham muitos filmes que mostravam todas as vantagens e divertimentos deste modo de vida. Lembro de um em que o casal vai viajar em lua-de-mel, de trailer, e a mulher começa a fazer coleção de pedras... de repente ela tem pedregulhos enormes que não deixam o trailer andar de tão pesadas... rs... Lembro da cena do marido mandando ela se desfazer das pedras, e ela fingindo que joga fora mas na verdade esconde... e na hora do trailer subir uma montanha, não consegue... rs...
Acredito que a segurança do nosso país foi um dos maiores incentivadores para o término desta prática, que na Europa é muito difundida. Aqui, trailer é uma mania.
Trailer, aqui na Italia chamado de “camper”, tem um público intenso, com feiras, novidades anuais e promoções de preços. São verdadeiras casa móveis, com TUDO O QUE UMA CASA TEM... só que é uma casa que vc leva para todo lugar.
As vantagens para quem usa camper são muitas: a diferença do custo de hotel em relação a um campping, é enooooorme. Tem lugares que você não precisa nem pagar para estacionar ou passar a noite.
 Você fazer compras no mercado e cozinhar no camper, no lugar de comer todo dia fora, é outra economia gigante.
E os campings ( local que se estacionam os campers) são maravilhosos... Tem uma infra-estrutura com tudo: wi-fi, piscina, lagos, ducha, restaurantes, mercados, lavanderia com secadora, e ainda nas férias tem animadores para as crianças...
Mais uma coisa: Aluga-se camper em qualquer lugar da Europa. Pode fazer por internet tranquilamente. A oferta é grande, assim como a procura... e vale a pena.
E agora, para dar água na boca... 
 

ESTE É O NOSSO CAMPER...
sala, cozinha, 2 camas de casal, banheiro e cozinha completa.




Esse camper tinha 9 pessoas, sala com TV LCD e ducha...
rs...  faltou só a hidromassagem!!!
 




Este furgão tem tudo o que o grande tem:
 banheiro e cama de casal!!!
  





Um ônibus Ingles? -você se pergunta... SIM! Um ônibus inglês como camper, lindo,
de 2 andares, com 2 famílias dentro, mais cachorro,
bicicleta e tudo o que se pode imaginar...  WOOOUWWW!!!
  


de frente...


de lado....
 

de costas...
 

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

parliando de parlare...

Ciao a tutti!
Quem pretende passear pela Italia, não precisa se preocupar muito com a língua...  mas precisa se preocupar um pouquinho  *_____*
Já que tanto a lingua italiana quanto brasileira tem suas raízes no latim, temos muitas palavras iguais, outras parecidas e outras iguais na escrita mas com significado COMPLETAMENTE diferente ( vc dizer que uma pessoa é engraçada, é dizer que ELA ESTÁ ENGORDANDO - grassa = gorda).   Mas mesmo assim é muito comum entendermos o que eles falam. O difícil é eles nos entenderem...
Em minha viagem de norte ao sul da Itália, percebi que são poucos os italianos que falam ingles. Mas também são poucos os italianos que falam Italiano... Em cada parte do país temos dialetos distintos que são mais complicados do que os sotaques do Brasil. É uma modificação nas palavras e não apenas na forma de pronunciar. Na verdade não sei como eles se entendem. Poderia ser esse o motivo de falarem tão alto e gesticulando tanto, para tentarem se fazer entender... ;)
Pensando nessas coisas, tenho algumas pequenas dicas, simples e fáceis, que dá até para anotar em meia folha de papel e levar no bolso:
1) Palavras importantíiiiiissiiiiimas:
DOVE  É   (onde é)
Se vc consegue dizer essas 2 palavras, que significa exatamente “onde é”,  o local exato onde quer ir poderá até fazer por mímica... mas se fizer mímica sem dizer “ dove é?” eles não entendem o que vc quer.
DESTRA, SINISTRA, DRITRO    (direita, esquerda, em frente)
Se vc quer saber onde é, precisa entender onde tem que ir...  virar a direita, esquerda ou ir em frente é o mínimo, né?! Mas atenção: dietro não é direira, é ATRÁS!
2) Palavras com “ B”: BAGNO, BICCHIERE D’ACQUA, BIRRA   ( banho, copo d’agua, cerveja)
Sendo clara:
“bagno” para ir ao banheiro, e a pronúncia é como o nosso “banho”; 
“bicchiere d’acqua” é para não morrer de sede, e se fala “biquiére d’ácua”;
“birra” é cerveja, e não precisa de explicação... se diz o “r” como “mira”, mesmo sendo 2 “r”
Pode ser que essas pequenas dicas não resolvam todos os problemas, mas pelo menos não terá ninguém apertado para ir ao banheiro, com sede e sem saber onde se pega um ônibus...
Agora, o mais importante: uma dica que vale para todo o país, quisá a União Européia, principalmente se vc for mulher:

Não sorria. NUNCA! Rir, então... NEM PENSAR!

No máximo uma leve torção em um dos cantos da boca... e basta. Pois a leitura aqui é outra. Como eles não tem o costume do sorriso como resposta, se vc sorrir, a pergunta deles, em  seguida será: “- está rindo do que?”  EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.

um sorriso quase exagerado...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A chegada

      Dia 23 de junho de 2010 saímos do Brasil em direção a Milano...



amanhecendo e chegando...




... e chegando...





...e amanhecendo...



CHEGUEI!!!!


Ops... digo, chegamos!!!!






Uma pequena introdução...

Sou brasileira. Filha de brasileiros. Casada e descasada com um brasileiro. Até essa parte está tudo tranquilo...
Monaco, julho 2010
A cofusão começa, na verdade,  muito antes: Quando meu bisavô inglês casa-se com minha bisavó francesa - isso por parte de mãe - e meu bisavô italiano Calabrêz casa-se com minha bisavó italiana Napolitana – por parte de pai... Dessa junção materna de “Charles e Yvone Cecil Marie”  nasce meu avô Edward Charles;  e da união dos italianos nesce Dona Odette Theresa de um lado, e seu Paschoal Marcelo do outro... e dessa miscelânea toda, em 1969, nasceu de Marcio Augusto e de Silvia Lilian, eu: PRISCILLA EVELYN , prima da Lilian Evelyn, sobrinha-neta da Silvia Evelyn e sobrinha da Eveline...
Isso tudo para dizer que nada é complicado demais para mim...
nada é difícil demais para mim...
nada é esquisito demais para mim...
VIVA LA VITA!
                                                                                 VIVA LA ITALIA!